A Questão do Menor

Publicado em 16/08/2011 por

0


A Questão do Menor

A Questão do Menor - Nair Benedicto

No inicio dos anos oitenta as crianças abandonadas eram recolhidas e amontoadas dentro de uma instituição chamada FEBEM, e suas fugas e transgressões, eram assunto abordado com frequencia nos principais jornais de São Paulo. Reportagens de texto sem imagens me intrigaram e resolvi fazer um trabalho sobre o tema.

Descobri que Lucia, uma psicóloga amiga estava conseguindo entrar em algumas unidades dessa chamada Fundação para o Bem Estar do Menor, pois estava fazendo sua tese de mestrado sobre menor encarcerado. Falando com ela sobre meu interesse, decidimos que eu faria o mesmo trajeto de solicitar permissão aos juízes, para ter direito de entrar. Depois pensamos melhor e resolvemos que eu poderia tentar ir junto com ela, também como psicóloga.

Assim foi! Com minha bolsa de fotógrafa cheia de máquinas e lentes e ela com seu gravador, caderninho e caneta chegamos naquele enorme prédio impessoal. Na entrada, o primeiro guarda ouviu atentamente minhas explicações e, creio eu, como havia várias outras barreiras pela frente, liberou meu ingress – apesar de estar sem autorização. À medida que fui passando as barreiras, meus argumentos iam ganhando solidez. Quando cheguei no diretor geral, eu já havia me convencido que era mesmo psicóloga iniciando um trabalho com fotos totalmente diferente, mas complementar ao de Lúcia. E assim, após a devida autorização, nos separamos discretamente agradecidas, cada uma com suas pautas.

Desde o início decidi que era importante a publicação do trabalho. Falei com Maria Nilde Mascellani e Elza Lobo, educadoras reconhecidas e respeitadas, e o projeto de livro começou a tomar forma.

Conseguimos publicar 2 volumes da série Documentos da F 4 – A GREVE DO ABC – para o qual convidamos todos os fotógrafos envolvidos na cobertura da primeira grande greve após os 30 anos de ditadura militar e A QUESTÂO DO MENOR – uma abordagem anti-cárcere. Contendo além das fotos na FEBEM, um trabalho impecável do Juca Martins, sobre as clínicas para onde os menores que davam um pouco mais de trabalho eram enviados. Deixo para o Juca contar sobre como ele se virou para conseguir as fotos absolutamente impressionantes do descaso para com essas crianças, e os desdobramentos que o trabalho teve.

Sobre o autor

Formada em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo- USP. Cofundadora do NAFOTO, responsável pelo Mês Internacional da Fotografia de São Paulo. Tem obras adquiridas pelos museus Masp, SP. Mam, RJ. e Moma, NY. Livros: Nair Benedicto: As melhores fotos (1988), A Questão do Menor (1980) e coautora de A Greve do ABC (1980). Atualmente é editora e fotógrafa da Agencia N Imagens.