Gentileza dos amigos

Publicado em 04/08/2011 por

0


“´Juca Martins´, o segundo volume da coleção ´Antologia Fotográfica´ publicado pela editora Dazibao, não somente traz de volta um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. Traça, em sua pequena edição de bolso, um painel fotográfico das últimas duas décadas da história brasileira, contada através das lentes de um dos mais críticos e contundentes repórteres fotográficos brasileiros. 
As fotografias funcionam como a história contada por quem participou diretamente do processo de mudança do país, registrando sem piedade seus momentos mais difíceis e dramáticos. São 45 imagens que colocam diretamente o leitor em confronto com seu passado recente, numa reavaliação de sua própria participação como espectador. Com um domínio sobre a câmera como poucos, Juca oferece imagens que comovem pela delicadeza e pelo rigor na composição com que foram feitas. Não importa se o tema é corriqueiro ou batido, ele vai buscar algo revelador que transcende a imagem comum e repetitiva a que se está acostumado a ver na imprensa brasileira.”

Juan Esteves

Esteves, Juan. Livro resgata olhar rigoroso de Juca Martins.Folha de S. Paulo. Ilustrada, p. E-9.

 

“O fotógrafo Juca Martins resolveu congelar em foto cenas paulistanas que o transeunte veria num sonho de maneira estranha, mas com os mesmos 140 graus que o olho humano estabelece em seu plano de visão. Pendurado numa câmera Wide Lux, que capta as imagens em panorâmicas sem deformá-las, Juca saiu pela Paulicéia em ritmo de teste. ´No começo era um passeio despretensioso pelo centro da cidade, cuja intenção era experimentar a máquina. Depois dos primeiros filmes revelados, algumas imagens sugeriam um caminho a seguir´, diz Juca. 
O caminho foi fincar a câmera em pontos conhecidos, como o Parque Ibirapuera, a Estação da Luz e a Avenida Paulista e esperar que cenas do cotidiano e as possibilidades da Wide se abrissem para a sensibilidade de Juca”.

Mariella Lazaretti

Lazaretti, Mariella. A São Paulo de Juca, real e onírica. Jornal da  Tarde.

Sobre o autor

Juca Martins é fotógrafo profissional especializado em fotojornalismo e documentação.Participação em exposições no Brasil e no exterior. Premio Esso de Fotografia e Premio Vladimir Herzog de Direitos Humanos. Atualmente é editor e fotografo da Agencia Olhar Imagem.